Matriz
de referência
Eixos Cognitivos do ENEM:
1 - Dominar Linguagens – Dominar a
norma culta da língua portuguesa e fazer uso das linguagens matemática,
artística e científica e das línguas inglesa e espanhola..
2 - Compreender fenômenos – Construir e
aplicar conceitos das várias áreas do conhecimento para a compreensão de
fenômenos naturais, de processos histórico-geográficos, da produção tecnológica
e das manifestações artísticas.
3 - Entender situações-problema – Selecionar,
organizar, relacionar, interpretar dados e informações, representados de
diferentes formas, para tomar decisões e enfrentar situações-problemas.
4 - Construir Argumentações – Relacionar
informações, representadas em diferentes formas, e conhecimentos disponíveis em
situações concretas, para construir argumentação consistente.
5 - Elaborar propostas éticas – Recorrer
aos conhecimentos desenvolvidos na escola para elaboração de propostas de
intervenção solidária na realidade, respeitando os valores humanos e
considerando a diversidade sociocultural.
Matriz de Referência de Linguagens, Códigos e suas
Tecnologias
Competência de área 1 – Aplicar as tecnologias da
comunicação e da informação na escola, no trabalho e em outros contextos
relevantes para sua vida.
H1 – Identificar as diferentes linguagens e seus recursos
expressivos como elementos de caracterização dos sistemas de comunicação.
H2 – Recorrer aos conhecimentos sobre as linguagens dos
sistemas de comunicação e informação para resolver problemas sociais.
H3 – Relacionar informações geradas nos sistemas de
comunicação e informação, considerando a função social desses sistemas.
H4 – Reconhecer posições críticas aos usos sociais que são
feitos das linguagens e dos sistemas de comunicação e informação.
Competência de área 2 – Conhecer e usar língua(s)
estrangeira(s) moderna(s) como instrumento de acesso a informações e a outras
culturas e grupos sociais.
H5 – Associar vocábulos e expressões de um texto em LEM ao
seu tema.
H6 – Utilizar os conhecimentos da LEM e de seus mecanismos
como meio de ampliar as possibilidades de acesso a informações, tecnologias e
culturas.
H7 – Relacionar um texto em LEM, as estruturas linguísticas,
sua função e seu uso social.
H8 – Reconhecer a importância da produção cultural em LEM
como representação da diversidade cultural e linguística.
Competência de área 3 – Compreender e usar a linguagem
corporal como relevante para a própria vida, integradora social e formadora da
identidade.
H9 – Reconhecer as manifestações corporais de movimento como
originárias de necessidades cotidianas de um grupo social.
H10 – Reconhecer a necessidade de transformação de hábitos
corporais em função das necessidades cinestésicas.
H11 – Reconhecer a linguagem corporal como meio de interação
social, considerando os limites de desempenho e as alternativas de adaptação
para diferentes indivíduos.
Competência de área 4 – Compreender a arte como saber
cultural e estético gerador de significação e integrador da organização do
mundo e da própria identidade.
H12 – Reconhecer diferentes funções da arte, do trabalho da
produção dos artistas em seus meios culturais.
H13 – Analisar as diversas produções artísticas como meio de
explicar diferentes culturas, padrões de beleza e preconceitos.
H14 – Reconhecer o valor da diversidade artística e das
interrelações de elementos que se apresentam nas manifestações de vários grupos
sociais e étnicos.
Competência de área 5 – Analisar, interpretar e aplicar
recursos expressivos das linguagens, relacionando textos com seus contextos,
mediante a natureza, função, organização e estrutura das manifestações, de
acordo com as condições de produção e recepção.
H15 – Estabelecer relações entre o texto literário e o
momento de sua produção, situando aspectos do contexto histórico, social e
político.
H16 – Relacionar informações sobre concepções artísticas e
procedimentos de construção do texto literário.
H17 – Reconhecer a presença de valores sociais e humanos
atualizáveis e permanentes no patrimônio literário nacional.
Competência de área 6 – Compreender e usar os sistemas
simbólicos das diferentes linguagens como meios de organização cognitiva da
realidade pela constituição de significados, expressão, comunicação e
informação.
H18 – Identificar os elementos que concorrem para a
progressão temática e para a organização e estruturação de textos de diferentes
gêneros e tipos.
H19 – Analisar a função da linguagem predominante nos textos
em situações específicas de interlocução.
H20 – Reconhecer a importância do patrimônio linguístico
para a preservação da memória e da identidade nacional.
Competência de área 7 – Confrontar opiniões e pontos de
vista sobre as diferentes linguagens e suas manifestações específicas.
H21 – Reconhecer em textos de diferentes gêneros, recursos
verbais e não verbais utilizados com a finalidade de criar e mudar
comportamentos e hábitos.
H22 – Relacionar, em diferentes textos, opiniões, temas,
assuntos e recursos linguísticos.
H23 – Inferir em um texto quais são os objetivos de seu
produtor e quem é seu público-alvo, pela análise dos procedimentos
argumentativos utilizados.
H24 – Reconhecer
no texto estratégias argumentativas empregadas para o convencimento do público,
tais como a intimidação, sedução, comoção, chantagem, entre outras.
Competência de área
8 – Compreender e usar a língua portuguesa como língua materna, geradora de
significação e integradora da organização do mundo e da própria identidade.
H25 – Identificar,
em textos de diferentes gêneros, as marcas linguísticas que singularizam as variedades
linguísticas sociais, regionais e de registro.
H26 – Relacionar
as variedades linguísticas a situações específicas de uso social.
H27 – Reconhecer
os usos da norma padrão da língua portuguesa nas diferentes situações de comunicação.
Competência de área
9 – Entender os princípios, a natureza, a função e o impacto das tecnologias da
comunicação e da informação na sua vida pessoal e social, no desenvolvimento do
conhecimento, associando-os aos conhecimentos científicos, às linguagens que
lhes dão suporte, às demais tecnologias, aos processos de produção e aos
problemas que se propõem solucionar.
H28 – Reconhecer
a função e o impacto social das diferentes tecnologias da comunicação e informação.
H29 – Identificar
pela análise de suas linguagens, as tecnologias da comunicação e informação.
H30 – Relacionar
as tecnologias da comunicação e informação ao desenvolvimento das sociedades e ao
conhecimento que elas produzem.
Linguagens,
Códigos e suas Tecnologias
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Competências
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Habilidades por
competência
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C1
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H3
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C9
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H28
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H30
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Matriz de Referência
de Matemática e suas Tecnologias
Competência de área
1 – Construir significados para os números naturais, inteiros, racionais e reais.
H1 –
Reconhecer, no contexto social, diferentes significados e representações dos
números e operações – naturais, inteiros, racionais ou reais.
H2 –
Identificar padrões numéricos ou princípios de contagem.
H3 – Resolver
situação-problema envolvendo conhecimentos numéricos.
H4 – Avaliar
a razoabilidade de um resultado numérico na construção de argumentos sobre afirmações
quantitativas.
H5 – Avaliar
propostas de intervenção na realidade utilizando conhecimentos numéricos.
Competência de área
2 – Utilizar o conhecimento geométrico para realizar a leitura e a representação
da realidade e agir sobre ela.
H6 –
Interpretar a localização e a movimentação de pessoas/objetos no espaço
tridimensional e sua representação no espaço bidimensional.
H7 –
Identificar características de figuras planas ou espaciais.
H8 – Resolver
situação-problema que envolva conhecimentos geométricos de espaço e forma.
H9 – Utilizar
conhecimentos geométricos de espaço e forma na seleção de argumentos propostos como
solução de problemas do cotidiano.
Competência de área
3 – Construir noções de grandezas e medidas para a compreensão da realidade e a
solução de problemas do cotidiano.
H10 –
Identificar relações entre grandezas e unidades de medida.
H11 –
Utilizar a noção de escalas na leitura de representação de situação do
cotidiano.
H12 –
Resolver situação-problema que envolva medidas de grandezas.
H13 – Avaliar
o resultado de uma medição na construção de um argumento consistente.
H14 – Avaliar
proposta de intervenção na realidade utilizando conhecimentos geométricos relacionados
a grandezas e medidas.
Competência de área
4 – Construir noções de variação de grandezas para a compreensão da realidade e
a solução de problemas do cotidiano.
H15 –
Identificar a relação de dependência entre grandezas.
H16 –
Resolver situação-problema envolvendo a variação de grandezas, direta ou
inversamente proporcionais.
H17 –
Analisar informações envolvendo a variação de grandezas como recurso para a
construção de argumentação.
H18 – Avaliar
propostas de intervenção na realidade envolvendo variação de grandezas.
Competência de área
5 – Modelar e resolver problemas que envolvem variáveis
socioeconômicas ou
técnico-científicas, usando representações algébricas.
H19 –
Identificar representações algébricas que expressem a relação entre grandezas.
H20 –
Interpretar gráfico cartesiano que represente relações entre grandezas.
H21 –
Resolver situação-problema cuja modelagem envolva conhecimentos algébricos.
H22 –
Utilizar conhecimentos algébricos/geométricos como recurso para a construção de
argumentação.
H23 – Avaliar
propostas de intervenção na realidade utilizando conhecimentos algébricos.
Competência de área
6 – Interpretar informações de natureza científica e social obtidas da leitura
de gráficos e tabelas, realizando previsão de tendência, extrapolação,
interpolação e interpretação.
H24 –
Utilizar informações expressas em gráficos ou tabelas para fazer inferências.
H25 – Resolver
problema com dados apresentados em tabelas ou gráficos.
H26 –
Analisar informações expressas em gráficos ou tabelas como recurso para a
construção de argumentos.
Competência de área
7 – Compreender o caráter aleatório e não determinístico dos fenômenos naturais
e sociais e utilizar instrumentos adequados para medidas, determinação de
amostras e cálculos de probabilidade para interpretar informações de variáveis
apresentadas em uma distribuição estatística.
H27 –
Calcular medidas de tendência central ou de dispersão de um conjunto de dados
expressos em uma tabela de frequências de dados agrupados (não em classes) ou
em gráficos.
H28 –
Resolver situação-problema que envolva conhecimentos de estatística e
probabilidade.
H29 –
Utilizar conhecimentos de estatística e probabilidade como recurso para a
construção de argumentação.
H30 – Avaliar
propostas de intervenção na realidade utilizando conhecimentos de estatística e
probabilidade.
Matemática e suas Tecnologias
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Competências
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Habilidades por
competência
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C1
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H1
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H2
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H3
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C2
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H6
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H8
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C3
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H24
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H26
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C7
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H27
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H28
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H29
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H30
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Matriz de Referência
de Ciências da Natureza e suas Tecnologias
Competência de área
1 – Compreender as ciências naturais e as tecnologias a elas associadas como
construções humanas, percebendo seus papéis nos processos de produção e no desenvolvimento
econômico e social da humanidade.
H1 – Reconhecer
características ou propriedades de fenômenos ondulatórios ou oscilatórios, relacionando-os
a seus usos em diferentes contextos.
H2 – Associar
a solução de problemas de comunicação, transporte, saúde ou outro com o correspondente
desenvolvimento científico e tecnológico.
H3 – Confrontar
interpretações científicas com interpretações baseadas no senso comum, ao longo
do tempo ou em diferentes culturas.
H4 – Avaliar
propostas de intervenção no ambiente, considerando a qualidade da vida humana
ou medidas de conservação, recuperação ou utilização sustentável da
biodiversidade.
Competência de área
2 – Identificar a presença e aplicar as tecnologias associadas às ciências naturais
em diferentes contextos.
H5 – Dimensionar
circuitos ou dispositivos elétricos de uso cotidiano.
H6 – Relacionar
informações para compreender manuais de instalação ou utilização de aparelhos, ou
sistemas tecnológicos de uso comum.
H7 – Selecionar
testes de controle, parâmetros ou critérios para a comparação de materiais e produtos,
tendo em vista a defesa do consumidor, a saúde do trabalhador ou a qualidade de
vida.
Competência de área
3 – Associar intervenções que resultam em degradação ou conservação ambiental a
processos produtivos e sociais e a instrumentos ou ações
científico-tecnológicos.
H8 – Identificar
etapas em processos de obtenção, transformação, utilização ou reciclagem de recursos
naturais, energéticos ou matérias-primas, considerando processos biológicos,
químicos ou físicos neles envolvidos.
H9 – Compreender
a importância dos ciclos biogeoquímicos ou do fluxo de energia para a vida, ou da
ação de agentes ou fenômenos que podem causar alterações nesses processos.
H10 – Analisar
perturbações ambientais, identificando fontes, transporte e/ou destino dos
poluentes ou prevendo efeitos em sistemas naturais, produtivos ou sociais.
H11 – Reconhecer
benefícios, limitações e aspectos éticos da biotecnologia, considerando
estruturas e processos
biológicos envolvidos em produtos biotecnológicos.
H12 – Avaliar
impactos em ambientes naturais decorrentes de atividades sociais ou econômicas,
considerando interesses contraditórios.
Competência de área
4 – Compreender interações entre organismos e ambiente, em particular aquelas
relacionadas à saúde humana, relacionando conhecimentos científicos, aspectos culturais
e características individuais.
H13 – Reconhecer
mecanismos de transmissão da vida, prevendo ou explicando a manifestação de características
dos seres vivos.
H14 – Identificar
padrões em fenômenos e processos vitais dos organismos, como manutenção do equilíbrio
interno, defesa, relações com o ambiente, sexualidade, entre outros.
H15 – Interpretar
modelos e experimentos para explicar fenômenos ou processos biológicos em qualquer
nível de organização dos sistemas biológicos.
H16 – Compreender
o papel da evolução na produção de padrões e processos biológicos ou na organização
taxonômica dos seres vivos.
Competência de área
5 – Entender métodos e procedimentos próprios das ciências naturais e aplicá-los
em diferentes contextos.
H17 – Relacionar
informações apresentadas em diferentes formas de linguagem e representação usadas
nas ciências físicas, químicas ou biológicas, como texto discursivo, gráficos,
tabelas, relações matemáticas ou linguagem simbólica.
H18 – Relacionar
propriedades físicas, químicas ou biológicas de produtos, sistemas ou procedimentos
tecnológicos às finalidades a que se destinam.
H19 – Avaliar
métodos, processos ou procedimentos das ciências naturais que contribuam para diagnosticar
ou solucionar problemas de ordem social, econômica ou ambiental.
Competência de área
6 – Apropriar-se de conhecimentos da física para, em situaçõesproblema, interpretar,
avaliar ou planejar intervenções científico-tecnológicas.
H20 – Caracterizar
causas ou efeitos dos movimentos de partículas, substâncias, objetos ou corpos celestes.
H21 – Utilizar
leis físicas e/ou químicas para interpretar processos naturais ou tecnológicos inseridos
no contexto da termodinâmica e/ou do eletromagnetismo.
H22 – Compreender
fenômenos decorrentes da interação entre a radiação e a matéria em suas manifestações
em processos naturais ou tecnológicos, ou em suas implicações biológicas,
sociais, econômicas ou ambientais.
H23 – Avaliar
possibilidades de geração, uso ou transformação de energia em ambientes específicos,
considerando implicações éticas, ambientais, sociais e/ou econômicas.
Competência de área
7 – Apropriar-se de conhecimentos da química para, em situaçõesproblema, interpretar,
avaliar ou planejar intervenções científico-tecnológicas.
H24 – Utilizar
códigos e nomenclatura da química para caracterizar materiais, substâncias ou transformações
químicas.
H25 – Caracterizar
materiais ou substâncias, identificando etapas, rendimentos ou implicações biológicas,
sociais, econômicas ou ambientais de sua obtenção ou produção.
H26 – Avaliar
implicações sociais, ambientais e/ou econômicas na produção ou no consumo de recursos
energéticos ou minerais, identificando transformações químicas ou de energia
envolvidas nesses processos.
H27 – Avaliar
propostas de intervenção no meio ambiente aplicando conhecimentos químicos, observando
riscos ou benefícios.
Competência de área
8 – Apropriar-se de conhecimentos da biologia para, em situaçõesproblema, interpretar,
avaliar ou planejar intervenções científico-tecnológicas.
H28 – Associar
características adaptativas dos organismos com seu modo de vida ou com seus limites
de distribuição em diferentes ambientes, em especial em ambientes brasileiros.
H29 – Interpretar
experimentos ou técnicas que utilizam seres vivos, analisando implicações para
o ambiente, a saúde, a produção de alimentos, matérias-primas ou produtos
industriais.
H30 – Avaliar
propostas de alcance individual ou coletivo, identificando aquelas que visam à preservação
e à implementação da saúde individual, coletiva ou do ambiente.
Ciências da Natureza e suas Tecnologias
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Competências
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Habilidades por
competência
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C1
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H1
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H2
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H3
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H4
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C2
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H5
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C6
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H24
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H26
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H27
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C8
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H28
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H29
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H30
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Matriz de Referência de Ciências Humanas e suas Tecnologias
Competência de área 1 – Compreender os elementos culturais
que constituem as identidades.
H1 – Interpretar historicamente e/ou geograficamente fontes
documentais acerca de aspectos da cultura.
H2 – Analisar a produção da memória pelas sociedades
humanas.
H3 – Associar as manifestações culturais do presente aos
seus processos históricos.
H4 – Comparar pontos de vista expressos em diferentes fontes
sobre determinado aspecto da cultura.
H5 – Identificar as manifestações ou representações da
diversidade do patrimônio cultural e artístico em diferentes sociedades.
Competência de área 2 – Compreender as transformações dos
espaços geográficos como produto das relações socioeconômicas e culturais de
poder.
H6 – Interpretar diferentes representações gráficas e cartográficas
dos espaços geográficos.
H7 – Identificar os significados histórico-geográficos das
relações de poder entre as nações.
H8 – Analisar a ação dos estados nacionais no que se refere
à dinâmica dos fluxos populacionais e no enfrentamento de problemas de ordem
econômico-social.
H9 – Comparar o significado histórico-geográfico das
organizações políticas e socioeconômicas em escala local, regional ou mundial.
H10 – Reconhecer a dinâmica da organização dos movimentos
sociais e a importância da participação da coletividade na transformação da
realidade histórico-geográfica.
Competência de área 3 – Compreender a produção e o papel
histórico das instituições sociais, políticas e econômicas, associando-as aos
diferentes grupos, conflitos e movimentos sociais.
H11 – Identificar registros de práticas de grupos sociais no
tempo e no espaço.
H12 – Analisar o papel da justiça como instituição na
organização das sociedades.
H13 – Analisar a atuação dos movimentos sociais que
contribuíram para mudanças ou rupturas em processos de disputa pelo poder.
H14 – Comparar diferentes pontos de vista, presentes em
textos analíticos e interpretativos, sobre situação ou fatos de natureza
histórico-geográfica acerca das instituições sociais, políticas e econômicas.
H15 – Avaliar criticamente conflitos culturais, sociais,
políticos, econômicos ou ambientais ao longo da história.
Competência de área 4 – Entender as transformações técnicas
e tecnológicas e seu impacto nos processos de produção, no desenvolvimento do
conhecimento e na vida social.
H16 – Identificar registros sobre o papel das técnicas e
tecnologias na organização do trabalho e/ou da vida social.
H17 – Analisar fatores que explicam o impacto das novas
tecnologias no processo de territorialização da produção.
H18 – Analisar diferentes processos de produção ou
circulação de riquezas e suas implicações socioespaciais.
H19 – Reconhecer as transformações técnicas e tecnológicas
que determinam as várias formas de uso e apropriação dos espaços rural e
urbano.
H20 – Selecionar argumentos favoráveis ou contrários às
modificações impostas pelas novas tecnologias à vida social e ao mundo do
trabalho.
Competência de área 5 – Utilizar os conhecimentos históricos
para compreender e valorizar os fundamentos da cidadania e da democracia,
favorecendo uma atuação consciente do indivíduo na sociedade.
H21 – Identificar o papel dos meios de comunicação na
construção da vida social.
H22 – Analisar as lutas sociais e conquistas obtidas no que
se refere às mudanças nas legislações ou nas políticas públicas.
H23 – Analisar a importância dos valores éticos na
estruturação política das sociedades.
H24 – Relacionar cidadania e democracia na organização das
sociedades.
H25 – Identificar estratégias que promovam formas de
inclusão social.
Competência de área 6 – Compreender a sociedade e a
natureza, reconhecendo suas interações no espaço em diferentes contextos
históricos e geográficos.
H26 – Identificar em fontes diversas o processo de ocupação
dos meios físicos e as relações da vida humana com a paisagem.
H27 – Analisar de maneira crítica as interações da sociedade
com o meio físico, levando em consideração aspectos históricos e/ou
geográficos.
H28 – Relacionar o uso das tecnologias com os impactos
socioambientais em diferentes contextos histórico-geográficos.
H29 – Reconhecer a função dos recursos naturais na produção
do espaço geográfico, relacionando-os com as mudanças provocadas pelas ações
humanas.
H30 – Avaliar as
relações entre preservação e degradação da vida no planeta nas diferentes
escalas.
Ciências Humanas e
suas Tecnologias
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Competências
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Habilidades por
competência
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C1
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H1
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H2
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H3
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H4
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C2
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H6
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