Resultados divulgados pelo INEP
O Governo tem como um dos seus objetivos ao aplicar a prova do ENEM, instrumentalizar as escolas de ensino básico no que diz respeito ao seu Projeto Pedagógico ao divulgar o resultado dos alunos de cada escola.
As escolas também esperam esta informação oficial do governo, no entanto, recebem apenas uma média, que por si só não tem significado, pois dizer que a nota do colégio em matemática é 612,34, não significa dizer que 60% dos seus alunos dominam de forma adequada as habilidades que se apresentaram no exame, muito menos que 60% do conteúdo foram assimilados pelos alunos, afinal, nem a prova vale 1000 pontos nem a correção está ligada ao número de acertos na prova. Os diretores dos colégios esperam algo mais para que possam melhorar o rendimento de seus alunos.
Para a sociedade estes resultados são percebidos de maneiras distintas. Algumas famílias querem saber o resultado para terem certeza de que seus filhos estão matriculados em um colégio bom, outras esperam a divulgação oficial para matricularem os seus filhos no colégio que apresentar a maior nota na sua cidade, logo, esta nota parece ter um significado diferente do percebido pela comunidade escolar.
A imprensa também se mobiliza para insuflar esta dialética entre a sociedade e as escolas, divulgando rankings, como em 2013, que levaram em conta apenas os resultados das quatro áreas de conhecimento, justificando que estas são mensuráveis e comparáveis, pois foram corrigidas pela TRI, e logo em seguida divulga um outro ranking agregando o resultado da redação, afinal tradicionalmente a redação era incluída desde 1998. Este fato também é bastante interessante, pois desde esta época já havia comparações entre as escolas, porém, como só a partir de 2009, a nota do ENEM passou a servir como ingresso parcialmente ou exclusivamente para as universidades públicas, a competição entre as escolas de cada cidade ou estado ficou acirrada, já que agora a sociedade também participa desta polêmica.
Algumas escolas assumiram uma postura agressiva, visando um possível resultado de ponta neste exame, afinal toda a imprensa dá cobertura em tempo integral às escolas que integram os primeiros lugares. Pensando em termos de mercado esta é uma excelente oportunidade de mostrar os seus resultados.
Existem, no entanto, escolas que assumem um formato pedagógico em que o aluno é trabalhado de forma mais ampla, individualizada, onde conta muito o seu crescimento pessoal, onde o seu lugar no grupo é tão importante quanto o crescimento do grupo. Estas escolas percebem alguns de seus alunos de forma diferente, pois acreditam que tratar diferente os diferentes é dar igual oportunidade de crescimento aos indivíduos desta sociedade tão heterogênea, neste momento de exposição na imprensa, estas escolas que podem acrescentar muito aos alunos nem sempre são entendidas pela comunidade escolar da maneira como deveriam ser.
O INEP divulga em seu site os dados individuais dos alunos que participaram do exame sem identifica-los, no entanto, o formato ainda é inacessível às escolas, afinal é necessário tecnologia de ponta para se obter os dados e profissional que conheça linguagem avançada para dividir em partes menores os arquivos, por isso, apesar dos microdados estarem à disposição é irrelevante a parcela da comunidade escolar que consegue esses dados, que tem instrumentos estatísticos para tratá-los da melhor forma e ainda dividir com os coordenadores, professores e alunos, este conhecimento que, com certeza, terá uma utilidade fundamental para traçar estratégias visando aumentar o rendimento dos alunos que última análise é uma das metas deste trabalho que é contribuir de forma efetiva para a melhoria acadêmica dos alunos e da educação de modo geral.
Resultados obtidos nos microdados do ENEM
No site do INEP estão os dados dos exames desde 1998.
O objetivo é o de reunir os dados das provas dos alunos que estão terminando o ensino básico , afinal, como foi mencionado anteriormente, conhecer em cada área do conhecimento: o desempenho de cada aluno; as questões que foram acertadas; como reagiram os alunos frente às habilidades que foram apresentadas nas provas; como foi o aproveitamento em redação e como os alunos se distribuíram em relação às suas notas, pode dar subsídios para o aprimoramento do projeto pedagógico e em consequência elevar os resultados dos examinandos nos anos posteriores.
- Através do boletim individual do candidato é possível cada um ter acesso aos seus resultados, inclusive aos distribuídos em cada uma das competências na prova de redação.
As universidades federais também podem acessar o resultado, como por exemplo quando é realizada a inscrição do aluno no Sistema de Seleção Unificado (SISU). Com este resultado o aluno tem a possibilidade de ingressar nas universidades federais, nas universidades particulares, e até em universidades internacionais como a Universidade de Coimbra. Em Portugal três universidades já admitem alunos que realizaram o ENEM.
- O resultado de cada escola é divulgado também na página do INEP e todos podem visualizar este resultado. Atualmente toda a sociedade aguarda esta divulgação, a imprensa percebeu este interesse e cria “à sua maneira” um ranking. A crítica a esta divulgação é a de que não é uma ordenação do INEP, afinal as notas são divulgadas por escola e por área de conhecimento, não tem um resultado final.
Os microdados divulgados pelo INEP talvez sejam os dados que mais interessam as escolas. Cada escola recebe uma nota referente à cada área do conhecimento e uma nota da redação, estas notas são as médias de seus alunos, mas afinal, como saber as notas dos alunos? O INEP divulga estas informações a partir dos microdados relativos a cada edição do ENEM.
Como obter os dados, entre na página do INEP > no portal do INEP > Informações estatísticas > Microdados > download > escolha o ano no Microdados do ENEM.
O arquivo vem zipado e é muito grande por isso a dificuldade.
Como obter os dados, entre na página do INEP > no portal do INEP > Informações estatísticas > Microdados > download > escolha o ano no Microdados do ENEM.
O arquivo vem zipado e é muito grande por isso a dificuldade.
- Os dados são difíceis de serem acessados, pois são necessário conhecimento técnico de alto nível e equipamento que acompanhe este processo para obter as informações. Um dos objetivos do governo é o de fornecer às escolas as informações de seus alunos, mas então por que um formato inaccessível ás escolas?
Se a escola recebesse os dados dos alunos, e com um histórico desde 2009, poderia avaliar se o seu projeto pedagógico, está de acordo com os objetivos propostos pelo INEP como o Novo ENEM, e se for o caso, até reavaliar o seu processo, afinal, este exame é uma avaliação externa de cada escola.
Se você é Diretor, Coordenador ou Professor e deseja conhecer as notas dos seus alunos no ENEM 2013, envie um e-mail para profjfrias@gmail.com, informando:
- O seu nome
- O cargo que exerce
- O nome do seu colégio
- A Unidade Federativa
- O código do Educacenso
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